Tudo sobre asfalto e pavimentação asfáltica

Você está viajando, seu carro entra em um buraco, seu coração dói lá no fundo e depois você reclama que o asfalto é péssimo. Quem nunca?

Você quer saber como é feito o asfalto, quais suas camadas, tipos e porque em alguns lugares, ele é realmente péssimo?


Então, fica com a gente!

OQUE É PAVIMENTAÇÃO?

O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.

COMO SE FAZ UMA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA?

São quatro camadas usadas para a criação da pavimentação asfáltica: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. O asfalto mais utilizado no Brasil é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ele é produzido em pistas ou usinas. 

PARA QUE SERVE A EMPRESA DE PAVIMENTAÇÃO?

Proporcionar conforto à população, melhorar condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, e proporcionar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias através da pavimentação de vias públicas urbanas. 

ENTENDA O QUE É UM PAVIMENTO ASFÁLTICO

Primeiramente, pavimento é uma estrutura composta por várias camadas sobre a superfície final da terraplanagem, destinada a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima e a garantir aos usuários melhores condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.

Pois bem, dentre os tipos de pavimento existentes, são eles rígidos, semirrígidos e flexíveis, o pavimento asfáltico é caracterizado como pavimento flexível.

Esse tipo de pavimento se diferencia dos demais por apresentar deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado em todas as camadas e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente iguais entre elas. Dessa forma, o pavimento asfáltico é um tipo de pavimento flexível em que a camada de revestimento é composta por uma mistura constituída de agregados e ligantes asfálticos betuminosos.

Esses ligantes são os principais responsáveis pelas características do asfalto e são oriundos da destilação do petróleo e têm a propriedade de ser um adesivo termoviscoplástico, impermeável à água e pouco reativo.